quarta-feira, 31 de julho de 2013

Projeto: Descobrindo a leitura prazerosa

PROJETO: DESCOBRINDO A LEITURA PRAZEROSA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: VANESSA GABRIEL DE SOUZA – LÍNGUA PORTUGUESA

COLABORAÇÃO: DANIELA DOS SANTOS ARAUJO E EDNA MACHADO DE MATTOS – BIBLIOTECÁRIAS


ANO: 6º AO 9º MATUTINO E VESPERTINO - 2013
SUPERVISORES: JOÃO CARLOS ALVES DA SILVA E CÉLIA DE JESUS ALVES

Objetivo geral

Desenvolver o ato da leitura de forma dinâmica e prazerosa, facilitando e aprimorando o vocabulário, agilidade, compreensão de pontuação e da forma correta da grafia das palavras. Resultando na formação de leitores críticos, ativos e participativos na sociedade em que estão inseridos.

INTERVENÇÃO

OBJETIVO: Levar os alunos a compreender a leitura como um mecanismo importantíssimo no processo de desenvolvimento intelectual e cognitivo do ser humano, despertando nos alunos o interesse de querer aprimorar suas habilidades de leitura, participando das atividades a serem desenvolvidas no projeto por livre e espontânea vontade.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS


  1. Explicação sobre a forma de desenvolvimento do projeto: durante o ano letivo, nas terças e quintas-feiras, os alunos do 6º ao 9º ano deverão realizar no contraturno leituras coletivas com os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, para que, através da interação, estimulem os exercícios da mente; a percepção do real em suas múltiplas significações; a consciência do eu em relação ao outro; a leitura do mundo em seus vários níveis e, principalmente, dinamizem o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente.
  2. Dividir os alunos em grupos: toda semana dois grupos serão escolhidos para realizarem leituras no contraturno, sendo que, nas terças-feiras atenderão os alunos do 4º ano do ensino fundamental e nas quintas-feiras atenderão os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
  3. Fazer fichas de leitura com histórias infantis: as histórias serão extraídas de livros de língua portuguesa para recorte, coladas em papel cartão e plastificadas.
  4. Cada aluno ficará responsável pela leitura de uma fichinha.
  5. Registro das atividades desenvolvidas: as atividades desenvolvidas no contraturno deverão ser registradas pelos alunos através de fotografias  e de um relatório individual que cada aluno participante do projeto deverá redigir, contando como foi realizada a atividade de leitura.
  6. Será montado um cartaz com as fotografias e exposto na feira cultural com a participação de todos os alunos.

Um comentário: